Alimentos AntioxidantesVitamina C: encontrada nas frutas cítricas, em especial na acerola, caju, kiwi, morango, laranja, goiaba, no tomate, pimentão e repolho. Vitamina E: encontrada no gérmen de trigo, vegetais de folhas verdes escuras, gema de ovo e castanhas. Licopeno: pigmento encontrado no tomate, goiaba, pitanga, melancia e uva. Betacaroteno: pigmento encontrado em vegetais e frutas alaranjados, como cenoura, mamão, manga e abóbora.
Mais sobre os antioxidantes A melancia é uma fruta rica em licopeno, responsável por estimular o sistema imunológico e proteger as células do nosso organismo contra os radicais livres, que podem danificá-las e desencadear o processo cancerígeno. Ainda podemos citar a amora e o mirtilo (blueberry), que são excelentes fontes de antioxidantes. O Dr. Alberto Benedik explica que uma alimentação adequada, à base de alimentos antioxidantes, ajuda a neutralizar o excesso de radicais livres, protegendo o organismo contra a destruição e mutação das células. “Os radicais livres, em excesso, podem danificar células sadias, oxidando-as. O tratamento do câncer deve ser o preconizado pelas rotinas oncológicas, mas esses alimentos ajudam a evitar que esse processo se inicie e que acelere e, também, podem ajudar a prevenir recidivas devido ao seu efeito protetor”, explica o cirurgião plástico com pós-graduação em fisiologia.
Sobre o Dr. Alberto BenedikFormado pela Universidade de Brasília, especializou-se em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da American Society of Plastic Surgeons (ASPS). Atualmente é responsável técnico e cirurgião plástico da Clínica INTI – Lago Sul Brasília e atua como médico na Unidade de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) em Brasília. Também é cirurgião orientador de cirurgiões plásticos em formação no Centro de Estudos do Hospital Daher.
Comentários