top of page
Foto do escritorMarcela Cammarota

O poder da prevenção: saiba como combater o câncer de mama em estágio inicial.

Atualizado: 9 de mai. de 2023

O câncer de mama é uma das doenças mais incidentes em mulheres no mundo. Estima-se 74 mil novos casos até 2025 e pode ocorrer por diversos fatores, como a idade, condição genética e hereditária, fumo, alcoolismo, obesidade e, principalmente, pela falta de prevenção.

Infelizmente, a falta de informação e o medo de receber a notícia de uma doença inesperada, ainda são grandes obstáculos para que o diagnóstico precoce seja realizado.


Para muitas mulheres, o diagnóstico pode ser devastador e causar dores emocionais profundas. Quando a mulher recebe o diagnóstico de câncer de mama, muitas emoções negativas podem aflorar, como o medo e a incerteza sobre o futuro. É uma realidade terrível, mas tentar esconder a poeira embaixo do tapete, só vai ajudar a acelerar o desenvolvimento da doença e dificultar as chances de cura.


Com o auxílio de exames anuais, o número de casos de câncer de mama pode reduzir bastante, o que prova que a prevenção pode aumentar não apenas a detecção precoce, como também aumentar as chances de cura de milhares de mulheres no mundo todo.



O autocuidado é essencial para detectar os primeiros sinais do câncer de mama. O sintoma mais comum é a presença de um ou mais caroços na mama, o qual pode incluir ainda inchaço, vermelhidão e coceira na região.


Ao realizar o autoexame, a mulher consegue identificar esses nódulos, porém os exames de mamografia ajudam a detectar nódulos menores e que não são perceptíveis quando são apalpados, daí a importância do check-up anual.



A prevenção começa com uma rotina saudável


Muitas medidas podem ajudar a combater o câncer de mama. Além dos exames preventivos é muito importante adotar um estilo de vida saudável e evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool.


A prática de atividades físicas ao lado de uma dieta equilibrada ajuda a fortalecer o corpo, evitar a obesidade e consequentemente reduzir os risco de desenvolver o câncer de mama.


Vale lembrar que, em contrapartida a toda essa dor, existe um caminho que pode ajudar a fortalecer o corpo e combater o câncer de mama, e essa arma é a prevenção.


Nunca é tarde para começar a mudar seus hábitos, melhorar a sua saúde e garantir uma longevidade plena, ativa e feliz.


Comentarios


bottom of page