top of page

Dieta com baixo teor de gordura reduz morte por câncer de mama, diz estudo

Um estudo realizado com quase 50 mil mulheres na pós-menopausa mostrou que adotar uma dieta balanceada e com baixo teor de gordura diminuiu em 21% o risco de morte por câncer de mama. A pesquisa, feita em 40 centros dos Estados Unidos, foi apresentada durante a Reunião Anual da ASCO (sigla em inglês para Sociedade Americana de Oncologia Clínica), realizada neste mês em Chicago.

Durante quase 20 anos, os pesquisadores acompanharam 48.835 mulheres entre 50 e 79 anos. "Os resultados fornecem a primeira evidência de que uma mudança na dieta pode reduzir o risco de uma mulher na pós-menopausa morrer de câncer de mama", diz a médica oncologista Laura Testa, da Rede D'Or São Luiz.

O estudo é o primeiro grande ensaio clínico randomizado desse tipo e foi realizado entre 1993 e 2013. Nesse período, foram diagnosticados 3.374 casos de câncer de mama entre as participantes.

Entre elas, estavam mulheres com diabetes e pressão alta, fatores que aumentam em três vezes o risco de óbito.

Segundo os pesquisadores, o grupo que diminuiu em 20% as porções de gordura e incluiu frutas, legumes, verduras e grãos na alimentação registrou 21% menos óbitos por câncer de mama e 15% menos mortes por outras causas, após o diagnóstico da doença. Em média, elas perderam 3% do peso corporal.

"A dieta que utilizamos é moderada e, após quase 20 anos de acompanhamento, os benefícios para a saúde ainda estão aumentando", disse o principal autor do estudo, o professor e pesquisador Rowan Chlebowski, do Instituto de Pesquisa Biomédica de Los Angeles, da Universidade da Califórnia.

Para avaliar outros resultados, os pesquisadores continuam coletando periodicamente amostras de sangue da.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page