top of page
MUSCULO RETO ABDOMINAL Background
reconstrução de mama
MUSCULO RETO ABDOMINAL
Reconstrução com músculo reto abdominal – TRAM

Definição: São reconstruções feitas com tecido da região do abdome que está localizado abaixo da cicatriz do umbigo e quando esse está em excesso. A mama é reconstruída com a gordura retirada dessa região que pode vir acompanhada da pele a depender da necessidade de repor a pele retirada durante a mastectomia. Para que seja feita é necessário utilizar o músculo Reto Abdominal pois é esse músculo que mantém vivo o tecido que irá ser transposto para mama. Na região abdominal o resultado final se assemelha a uma plástica de abdome com a diferença que internamente, entre a musculatura, é necessária a colocação de uma tela sintética.

Pré-requisito: qualquer tipo de mastectomia desde que a paciente tenha excesso de tecido na região do abdome e não tenha nunca se submetido à cirurgias de lipoaspiração ou abdominoplastia. Devemos avaliar os casos de pacientes que fizeram angioplastia. Não é indicado para pacientes fumantes.
Músculo utilizado: Músculo Reto Abdominal

Vantagens:
• Pode ser utilizado em qualquer situação: mastectomias totais ou parciais, imediatas ou tardias.
• Resiste muito bem à radioterapia.
• É uma reconstrução que propicia para mama um excelente resultado e um tecido muito semelhante ao da própria mama (gordura). E uma melhora estética da região do abdome quando existe muito excesso de tecido.
• A paciente já sai da sala com o volume da mama e não é necessário, na grande maioria das vezes, colocação da prótese de silicone.


Desvantagens:
• É uma cirurgia de grande porte e de recuperação difícil: em média um pós-operatório de 40 dias.
• A limitação pós-operatória é grande pois a paciente terá 2 regiões operadas: mama e o abdome.
•Sempre é necessária uma nova cirurgia (2º tempo) para finalização da reconstrução. •Como nessa técnica utilizamos uma tela na região abdominal, a paciente deve manter o peso após a cirurgia. Grandes variações de peso (10 kg) estão associadas à complicações na parede abdominal por deslocamento da tela.
MUSCULO RETO ABDOMINAL
MUSCULO RETO ABDOMINAL
bottom of page